Encontro com os tratadores e treinadores dos Répteis

Hoje foi o encontro com os tratadores e treinadores dos répteis. Foi um encontro muito esclarecedor sobre a importância destes animais que a tanta gente causam repulsa. Aqui vos mostramos o que aconteceu no encontro. Esperamos que gostem de conhecer melhor estes animais.

Quantos tipos de répteis existem?
Existem quatro tipos de répteis: As tartarugas, as serpentes, os lagartos e os crocodilos.

Quais as características desta classe?
Os répteis são caracterizados por terem escamas a cobrir o corpo, sangue frio e nascerem de ovos. Como nascem de ovos os répteis podem ser denominados de ovíparos, no entanto, há répteis cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da progenitora e aí eclode. A estes damos o nome de ovovivíparos.

Porque está tanto calor dentro do reptilário?
Como disse hà pouco os répteis são animais de sangue frio, ou seja, eles necessitam de apanhar calor para ficarem mais ativos. É por isso normal verem os répteis com acesso ao exterior, nos dias mais quentes, a apanhar sol para se aquecerem. No caso dos répteis em instalações interiores, existem luzes de aquecimento que têm o efeito do sol.

Porque mudam de escamas?
Ao contrário da pele humana, as escamas dos répteis não são elásticas. Nós crescemos e a nossa pele cresce connosco. Como as escamas não crescem com os répteis, eles têm que mudar as escamas para crescerem. A muda pode ser completa, como é o caso das serpentes que mudam as escamas todas de uma só vez, ou uma muda por partes onde o animal larga escama a escama. Um exemplo de muda por partes são as tartarugas.

Tartaruga-leopardo-africana
As tartarugas são todas iguais?
Não. Existem três diferentes tipos de tartarugas: a tartaruga aquática, a tartaruga semiaquática e a tartaruga terrestre.
Tartaruga aquática – Tem os dedos ligados por uma membrana interdigital e a carapaça é mais achatada para facilitar a natação.
Tartaruga semiaquática – Tem membrana interdigital até meio dos dedos. E garras para escavar em terra.
Tartaruga terrestre – Tem patas fortes para se deslocar em terra. E também umas garras fortes para conseguirem escavar facilmente.

Qual a maior tartaruga do mundo?
É a Tartaruga-das-galápagos.

Qual a tartaruga mais pequena do mundo?
É a Tartaruga-malhada.

Há serpentes omnívoras?
Não. As serpentes são todas carnívoras.

Porque é que as cobras colocam a língua de fora?
Estas têm língua bífida (bifurcada) que colocam constantemente de fora para, juntamente com o órgão de Jacobson, obterem informações olfativas e gustativas sobre o meio envolvente. Por exemplo, odor de possíveis presas, feromonas de fêmeas em cio e eventuais predadores.

Qual a maior serpente do mundo?
A maior serpente do mundo é a Pitão-reticulada com cerca de 11 m de comprimento e 150 kg. Há quem pense que é a Anaconda mas essa é a serpente mais pesada, atingindo cerca de 250 kg.

Existem cobras venenosas no reptilário?
Não. A existência de animais venenosos dentro do JZ tornava obrigatória a existência de um antídoto para o caso de mordedura numa situação de maneio. Esse antídoto é extremamente caro e de validade muito curta daí que o JZ opte por não ter serpentes venenosas a seu cargo.

Então como caçam estas serpentes?
Apesar de não matarem por veneno estas serpentes têm mais de 100 pequenos dentes na boca que utilizam para imobilizar a sua presa. De seguida enrolam-se em torno do corpo da presa matando-as por asfixia. Para isso têm o corpo cheio de músculos. Embora possuam dentes as serpentes não mastigam as suas presas, elas engolem-nas inteiras, e são digeridas por enzimas digestivas.

Os crocodilos ficam desdentados?
De vez em quando, quando estão a caçar, os crocodilos podem perder dentes porém não ficam desdentados, os dentes voltam a crescer. Se os dentes do crocodilo não crescessem este acabaria por morrer porque não teria como caçar.

Como se chama o crocodilo no início do reptilário?
Este é o Aligator-do-mississipi. É uma espécie animal da família dos crocodilos.

Como se dá comida aos Aligátores?
Eles estão dentro de água e mandamos comida para dentro da sua boca.

Qual o maior lagarto?
O maior lagarto é o Dragão-de-komodo com cerca de 3 metros  de comprimento.

Existem lagartos venenosos?
Existem sim. Exemplos disso são o Monstro-de-gila, o Lagarto-de-contas-mexicano. O Dragão-de-Komodo morde a presa e de seguida persegue-a até esta acabar por morrer. O que acontece é que como os Dragões-de-komodo têm na boca muitas bactérias, eles infetam a presa. Estas bactérias são anticoagulantes, isto é, não permitem que a ferida cicatrize levando a que as presas morram por sangramento. Alguns estudos recentes indicam que talvez nesse caldo de bactérias possa também existir alguma substância tóxica.

Iguana-verde
Porque devemos preservar os répteis?
Os répteis são dos animais que menos pessoas gostam, no entanto, estes são muito importantes para nós Humanos. Para além de serem os principais reguladores de pragas, é através dos venenos de muitos répteis que se produzem importantes medicamentos para o Homem, como medicamentos para o coração, cérebro e sistema nervoso. É de ressalvar que para a extração destas substâncias os animais não sofrem qualquer dano.

Quais as principais ameaças dos répteis?
As principais causas de ameaça dos répteis são a desflorestação e o comércio ilegal.
A desflorestação, tal como o nome indica é o corte das árvores que leva à destruição do habitat dos animais.

O comércio ilegal consiste na prática ilegal de comércio de répteis. Estes animais podem depois ser vendidos como animais domésticos, ou serem mortos para a produção de objetos. Um exemplo disso são sapatos e malas feitas com as escamas de serpentes e cinzeiros feitos com as carapaças de tartaruga. Cada vez mais estes animais são também caçados para alimentação.