Pergunta!


Lembras-te do que te dissemos sobre o consumo de peixe em Portugal? Pois é, somos mesmo dos países que consome mais peixe em todo o Mundo. E a melhor forma de contribuirmos para que estes animais não fiquem ameaçados de extinção, é sabermos o que consumimos.
Como o podemos fazer? Fácil, basta perguntarmos ao vendedor de peixe que com certeza nos saberá responder a tudo de boa vontade.
Então aqui vão algumas perguntas!!
Primeiro, escolhe um local de venda de peixe de confiança e pergunta ao vendedor tudo o que precisas saber para fazer uma escolha ambientalmente responsável. Podes perguntar o nome do peixe, a origem, se é selvagem ou de aquacultura e como foi capturado ou produzido.
É importante sabermos como o peixe foi capturado, uma vez que existem alguns métodos de captura, como a pesca de arrasto, que destroem o ecossistema marinho e capturam acidentalmente uma enorme quantidade de peixes, que são novamente atirados ao mar, muitas vezes já sem vida. Escolhe peixe que tenha sido capturado com métodos mais seletivos como as armadilhas, linha e anzol.
Nos supermercados, existem placas em cada peixe que te indicam o nome da espécie e a sua origem, no entanto, a informação fornecida é muito geral, o que nem sempre nos ajuda a fazer a escolha mais correta.
Portanto o melhor mesmo é não seres tímido e esclareceres todas as tuas dúvidas junto ao vendedor de peixe.