Extinção é para sempre!


Mamute
Sabes o que têm em comum o dinossauro, o mamute e o dodó? Todos estes animais desapareceram para sempre da natureza, ou seja, extinguiram-se!
Sabes que muitos dos animais que nós conhecemos e gostamos muito estão em perigo de extinção, como o Tigre, a Girafa ou o Elefante?
O Homem caça o Tigre para tirar a pele e assim fazer tapetes e casacos. O Elefante-africano também é caçado para tirar os grandes dentes que tem e que são feitos de marfim, um material muito valioso. A Girafa-de-angola está a desaparecer devido a minas que foram deixadas no chão durante a guerra colonial e quando numa manada de girafas uma pisa a mina, esta explode, deixando-as feridas e muitas acabam mesmo por morrer.
E a palavra desflorestação, conheces? Esta palavra difícil é outra das causas de extinção de muitos animais. O Homem corta muitas árvores acabando com a floresta e impedindo, por exemplo, as aves, como o Mainá-do-bali, de fazer o seu ninho e ter as suas crias.
Mainá-do-bali

Para ajudar os animais não devemos comprar peles de animais selvagens nem produtos feitos de marfim. Devemos usar sempre as folhas dos dois lados para que não seja preciso cortar tantas árvores.
Ensina tudo a que aprendeste à tua família e amigos, isso vai ser uma grande ajuda para estes animais.

Para aprenderes mais sobre extinção e o que podes fazer para ajudar os animais, vem com a tua turma ao Jardim Zoológico e participa no programa educativo “Extinção é para sempre”.