Críticas ao Lamarckismo!

Como sabes a semana passada foi publicado um texto com o tema: Jean-Baptiste Lamarck e o principio do evolucionismo, agora iremos apontar quais foram as principais lacunas, existentes nas leis desenvolvidas pelo lamarckismo. Ainda te recordas que leis desenvolveu? A lei do uso e do desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
Através destas leis, Lamarck considerava que as alterações no habitat levavam o indivíduo a adaptar-se. Assim atribuiu uma intencionalidade aos seres vivos, na busca por serem melhores e mais adaptados ao habitat onde vivem, como que na procura da perfeição.
Esta mudança ocorria porque o uso de determinados órgãos, levava ao seu desenvolvimento, já o seu desuso levava à sua atrofia – lei do uso e do desuso.
Posteriormente, as características desenvolvidas iriam passar à descendência – lei dos caracteres adquiridos – ora estas características são somáticas, ou seja, não vão passar à descendência porque não interferem com as células da linha germinativa, um exemplo a considerar, progenitores musculados não vão ter um descendente que por si só, venha a ser musculado. Mesmo que o progenitor seja musculado, quando deixa de usar esta estrutura de forma intensa, estas regridem.
Ainda sobre esta problemática, Friedrich Weissman, em 1880, cortou caudas a ratos ao longo de gerações sucessivas, tentando assim avaliar se os que nasciam dos cruzamentos de ratos sem cauda também nasceriam sem cauda, mas os ratos nasceram sempre com cauda.
Ao considerar que as estruturas surgiam pela função, fica por esclarecer as estruturas que ocorrem ao longo das gerações e que são adversas ou nefastas para o indivíduo e estas surgem, independentemente do meio em que o organismo existe.

O que é que pensas sobre isto, Lamarck tinha ou não razão?