O rei de Madagáscar


O animal desta semana é uma autêntica estrela de cinema. Entrou num filme muito conhecido onde os animais eram os protagonistas da história. Damos-te duas pistas: é um lémure e tem uma cauda comprida branca e preta. Muito bem, hoje o protagonista é o rei Julian do Madagáscar. Este animal de olhos grandes e orelhas triangulares chama-se Lémure-de-cauda-anelada e é um primata. Sabes para que serve a sua cauda tão atractiva? Para se encontrarem uns aos outros! É verdade! Como eles vivem na floresta e se deslocam essencialmente no chão, onde as plantas são altas, não se conseguem ver uns aos outros, por isso, a sua estratégia passa por levantar a cauda permitindo à família saber onde ele está. Mas temos mais curiosidades para ti: sabes quem manda na família dos lémures? Ao contrário do que acontece com outros animais, como os leões, quem manda é uma fêmea, conhecida por matriarca.


Consegues adivinhar o nome da ilha onde vivem os lémures? Eles são endémicos da ilha de Madagáscar e encontram-se em vias de extinção devido à destruição do habitat, ou seja, o Homem está a destruir as florestas onde vivem para extrair madeira e para as transformar em campos agrícolas. Como estão numa ilha não têm hipótese de fugir acabando por morrer ou por ser apanhados por caçadores.



Gostavas de conhecer os Lémures-de-cauda-anelada que vivem no zoo? Já te imaginaste a preparar a alimentação destes animais? Então, temos o programa certo para ti, o “Sábado Selvagem” é uma experiência única onde poderás, com a tua família, conhecer muitos dos nossos animais, visitar bastidores e falar com tratadores. Ficamos à tua espera!